Fonte de inspiração, e cenário de filmes e animações, a mais antiga catedral francesa em estilo gótico, mostra todo seu esplendor na praça Paris rodeada pelo rio Sena, e mexe com a imaginação dos visitantes. O que você está esperando para visitar a mais famosa catedral da França?
Para muitos a primeira vista a catedral imponente pode parecer assustadora, mas a misteriosa fachada abriga detalhes de séculos de existência que só olhos atentos poderiam notar. Visitar Notre Dame está no roteiro de qualquer viajante que pretende visitar Paris, a igreja movimenta boa parte do turismo nos arredores e atrai milhares de visitantes anualmente.
Sua construção foi iniciada em 1163 e demorou duzentos anos, acredita-se que foi dedicada à Maria, mãe de Jesus. Diversos acontecimentos históricos importantes aconteceram em Notre dame, dentre eles temos a beatificação de Joana D’arc e a coroação de Napoleão Bonaparte.
Muitos fieis do catolicismo visitam a catedral para ver se não a mais importante relíquia cristã, os fragmentos da coroa de espinhos usada por Cristo. É possível ver essa e outras relíquias, com a abertura da sacristia em toda primeira sexta-feira do mês e na sexta-feira santa todo ano.
Além de possuir relíquias importantes a Catedral também remonta parte da história do país durante a revolução francesa, onde teve todos os seus vitrais quebrados e cabeças de estatuas decapitadas. Vitor Hugo, escritor do romance “O corcunda de Notre Dame” foi quem organizou e propagou uma campanha para que a mesma fosse restaurada.
A visita a Igreja é gratuita, no entanto para visitar as torres a visita é paga. Para os turistas curiosos em ver de perto as famosas gárgulas, haja pique. Para acessar as torres, é preciso subir 422 degraus a pé, e para conseguir um bom lugar, é necessário chegar cedo se quiser conferir a vista da paisagem parisiense.