Londres, uma das capitais mais famosas do mundo, talvez seja a cidade que mais reúne atrações turísticas famosas. Uma viagem curta por lá certamente deixa o visitante com a sensação de que faltou algo a mais para ver e explorar. O fato é que, para de fato conhecer a cidade, é necessário um bom planejamento de roteiro, energia e disposição para aproveitar ao máximo sua viagem.
Conheça aqui os cinco pontos indispensáveis da cidade – é impossível voltar ao Brasil sem conhecer estes lugares durante sua passagem por Londres. Confira!
1. London Eye
Um dos pontos turísticos mais famosos e procurados de Londres, a London Eye é uma das maiores rodas gigantes do mundo. Seu formato moderno e grandes dimensões, aproximadamente 135m de altura chamam atenção mesmo de longe, e em meio a construções antigas e modernas se misturando pelos seus arredores, rapidamente virou um marco da cidade. Ela foi construída originalmente para celebrar a virada do milênio, e o plano era que fosse uma atração temporária – em cinco anos seria desconstruída – porém com o passar do tempo tornou-se parte do cenário histórico. Uma voltinha em uma de suas amplas cabines (com capacidade para 25 pessoas cada) leva cerca de 30 minutos, e é possível ver grande parte da cidade.
2. Museu Britânico
Mesmo o turista mais cético em relação à museus não pode deixar este de fora do roteiro. O primeiro grande museu do mundo conta com um acervo de aproximadamente 8 milhões de peças históricas de toda a história da humanidade! Além de sua arquitetura colossal, seu acervo permanente conta com peças gregas, astecas e egípcias.
3. Museu de Cera Madame Tussauds
A famosa linhagem de museus de cera teve início em Londres em 1835, então nada melhor que conhecer o original, certo? Lá é possível encontrar estatuas perfeitas, em tamanho real, de diversas figuras célebres mundialmente, como Beatles, Churchill e Gandhi. O nome do museu se origina do mesmo nome de sua criadora, de nome verdadeiro Marie Grosholtz. Nascida e crescida na França, a artista aprendeu a modelagem em cera com um médico, e suas peças são eternizadas ao lado de peças mais novas no museu. Além da diversão do passeio tirando fotos ao lado de seus artistas preferidos, o museu ainda oferece duas outras opções de entretenimento: um cinema 4D com heróis da Marvel e um “passeio de terror”, com atores vestidos à caráter.
4. Tower Bridge
A mais bela ponte de Londres e talvez a mais visitada do mundo foi inaugurada em 1894. Localizada sobre o rio Tâmisa, a Tower bridge foi cenário para filmes famosos como O Retorno da Múmia e 007 – O Mundo Não é o Bastante. A ponte tem 244 metros de comprimento e duas torres de 65 metros cada, formando uma construção majestosa e característica da cidade. Mais de 40 mil pessoas transitam pela ponte diariamente e por ano, ela se eleva cerca de mil vezes para as embarcações do Rio Tâmisa. No local também é oferecida uma exposição sobre a história da ponte.
5. Torre de Londres
Se a Tower Bridge já está em seu roteiro de viagem, é impossível deixar de fora a Torre de Londres – as duas são complementares tanto em termos arquitetônicos quanto históricos. O local, que se divide em 20 torres, já serviu como a casa da Moeda, abrigou os animais do reino e em tempos de guerra foi até uma prisão. Hoje é a casa das Joias da Coroa, Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos lugares mais cheios de relíquias históricas da Inglaterra – incluindo as tão desejadas joias da coroa. Há a oferta de uma visita guiada em horários específicos, caso você se sinta interessado por desvendar a história deste magnifico lugar. Se quiser ir sozinho, o passeio pode ser igualmente enriquecedor com os guias oferecidos na entrada.