O Palácio de Versailles, localizado a 30km da capital francesa, teve sua construção iniciada em 1664 a mando do rei Louis XIV, o Rei Sol, para que ele pudesse governar a França sem estar em meio às doenças e tumultos de Paris, servindo de residência da Família Real de 1682 a 1789, quando foram obrigados a voltar para Paris. Em 1837, Versailles foi transformado em museu histórico.
O enorme palácio possui 700 quartos, 2153 janelas, 1250 lareiras, 352 chaminés, 67 escadas e conta com 700 hectares de jardins. Considerado um dos maiores do mundo, o palácio de Versailles é classificado, há mais de 30 anos, como Patrimônio Mundial da Humanidade e recebe cerca de 8 milhões de turistas por ano, sendo uma das atrações mais visitadas da França. Além de seu tamanho, seu interior luxuoso e seus magníficos jardins, o Palácio de Versailles é também conhecido como símbolo da monarquia absolutista que governou o país durante muito tempo.
A visita ao Palácio de Versailles se divide em várias etapas:
Castelo
A visita ao castelo permite conhecer os grandes apartamentos do rei e da rainha, os apartamentos das damas, a galeria dos espelhos, a galeria das batalhas e a galeria de história do palácio.
Grand Trianon
Também conhecido como “Trianon de Marbre”, o Grand Trianon é um palácio de proporções menores e construído em mármore rosa.
Domaine de Marie Antoinette
Construído para que Marie Antoinette pudesse viver em um ambiente tranquilo com seus filhos, seu Domaine abriga o Petit Trianon, os jardins e o Hameau, uma espécie de pequena fazenda, onde criava-se animais, cultivava-se uma horta e onde há um lago.
Jardins
A fim de demonstrar a grandiosidade do monarca absoluto da França, os enormes jardins de Versailles foram cuidadosamente planejados e executados e, de fato, impressionam seus visitantes. Dotado de árvores, flores, fontes e um enorme espelho d’água, a visita aos 700 hectares de jardins é um agradável passeio, especialmente na privamera
Aproveite as opções!
Existem diversas opções de ingressos para conhecer Versailles. É possível, por exemplo, conhecer apenas o Palácio e seus jardins. Para aqueles que têm mais tempo para dedicar a este belo local histórico, é possível comprar um passaporte válido para dois dias e conhecer todas as dependências da atração, bem como assistir a espetáculos e exposições temporárias.
É possível chegar à Versailles de trem, RER, ônibus ou carro. Para se locomover dentro das dependências do castelo, há a opção de alugar um carrinho elétrico, como os de golf, ou desfrutar de uma agradável caminhada.