Desde sua fundação em 1820, a região de Notting Hill é associada à um cenário cultural alternativo em Londres. Isso acontece porque a origem do bairro é um tanto quanto diferente de outras regiões londrinas. Fora da zona industrial, a região abrigou comércios simples como os de cerâmica artesanal, imigrantes caribenhos, e foi palco ao longo de sua história para algumas notórias revoltas urbanas. Já na segunda metade do século 20, o bairro sofreu uma restauração e mudança de ares importante, tornando-se o que hoje e conhecido como um dos locais mais charmosos para se visitar e passear.
Desejado por moradores da cidade por sua boa localização e diversidade de comercio, Notting Hill já serviu até como cenário de um famoso filme – que leva o mesmo nome, estrelado por Hugh Grant e Juia Roberts! Lançado em 1999, até hoje vários grupos de turistas – apaixonados por cinema- visitam a área e seus locais de filmagem. Mesmo os que nunca assistiram ainda devem passar pela área seguindo recomendações de guias turísticos, pois é um local famoso e cheios de atividades interessantes para se divertir.
Graças à massiva quantidade de imigrantes vindos do Caribe no início de sua história, a região conta com uma tradição caribenha até hoje cultivada: o Carnaval de Notting Hill. O evento é considerado o maior festival de rua da Europa, e ocorre em agosto, durante o Bank Holiday. Muito similar ao que conhecemos no Brasil, o carnaval de Notting Hill é colorido e alegre, com dançarinos, músicos, comida típica e muita, mas muita festa nas ruas durante alguns dias. Atraindo milhares de pessoas e lotando as longas ruas do bairro, o evento chega a fechar estações de metrô próximas durante os dias festa, portanto fique atento antes de aproveitar a festa!
Além da alegria do festival, um dos mercados mais famosos e charmosos de Londres também se encontra na região. A Portobello Market leva esse nome por se encontrar na Portobello Road, uma das principais ruas do bairro, igualmente encantadora. Os dias principais para cair nas compras são às sextas e sábados, com lojas e atrações maiores sendo exibidas. Para quem prefere um passeio mais calmo pela rua, recomenda-se a visita de segunda à quinta.
O local também é ótimo para comprar roupas e acessórios estilosos, bem como objetos variados para levar de souvenir para casa – a variedade é tão grande que é fácil passar um dia inteiro por lá e se esquecer do tempo! Portanto, durante uma visita à Londres com amigos ou família, não se esqueça de incluir este famoso bairro em seu roteiro!