Já não é novidade que a capital da Inglaterra é uma das cidades mais procuradas por um grupo diverso de turistas. Isso se dá não só pela sua grandiosidade e fama, mas também por ser uma metrópole que oferece os mais diferentes tipos de atividades e entretenimento a visitantes do mundo inteiro – e para os amantes de cultura, arte e história, Londres é o destino mais que certo. A cidade conta com inúmeros museus de temas ricos e variados, com acervos impressionantes. A melhor parte: vários deles não cobram nada para entrar! Aqui listamos alguns que você não pode deixar de conhecer – com entrada gratuita, não há desculpas para deixar esta fascinante experiência de lado, não é? E você pode aproveitar ainda mais a visita com nossos guias 🙂
British Museum (que também já foi listado aqui, confira!)
O museu britânico, gratuito desde sua fundação em 1753, já chegou a receber mais de 6 milhões de visitantes em 2013. Seu imenso acervo contém peças históricas desde épocas pré-históricas até a modernidade, oferecendo ao visitante uma riquíssima narrativa da história da humanidade ao longo de seu percurso pelo museu. Imperdível e fascinante, o museu também oferece palestras diárias sobre as principais atrações do museu, igualmente abertas ao público e gratuitas.
Geffrye Museum
Construído em 1714, o projeto original do conjunto de casas funcionava como um asilo para pessoas pobres. Após 200 anos de funcionamento, o complexo foi tombado e transformado em museu, que hoje conserva e exibe a história das casas inglesas desde 1600. Nesta visita, o visitante pode acompanhar através do design, cores e disposição dos objetos, a mudança social e de estilos dos cidadãos ingleses ao longo dos séculos. A mudança também pode ser acompanhada do lado de fora do museu, onde se localiza um extenso jardim que também mostra esta trajetória – mas atenção, este jardim fica fechado durante o período de inverno. Nas épocas natalinas, é possível acompanhar também as mudanças na tão tradicional decoração ao longo das épocas. A entrada é gratuita, e é opcional ao visitante deixar uma doação de qualquer valor, que ajudará na manutenção do museu.
National History Museum
O museu de história natural de Londres é uma das visitas que mais garantem diversão e encantamento, tanto a crianças quanto a adultos. Seu prédio, de arquitetura belíssima, já funciona como uma atração à parte, e já na grande área central de entrada do museu já é possível encontrar uma gigantesca réplica do esqueleto de um dinossauro, que dá uma prévia do quão grandiosa será a visita pelo interior do museu! A coleção do acervo conta com 70 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis e minerais de todos os portes e tamanhos, encontrados em diversos períodos da história do nosso planeta – o maior acervo do mundo. Imagina ter acesso a todo esse conhecimento sem gastar uma libra sequer!
Museu Victoria & Albert
Este é o maior museu de design e artes decorativas do mundo! Com sua coleção permanente contando com aproximadamente 4,5 milhões de objetos de diversas partes do mundo, este é um local indispensável para os apreciadores da beleza e ideal para conhecer a evolução do design em outras culturas. Fundado em 1852, o museu tinha como objetivo servir de inspiração para a criação de um design genuinamente britânico, que ao olhar as características tao peculiares de outras culturas ao redor do mundo, poderia finalmente desenvolver a sua própria. Para dispor esta extensa quantidade de peças apropriadamente, o museu ocupa cerca de 50 mil m2 e mais de 140 galerias. O museu também oferece exposições temporárias igualmente gratuitas, que são divulgadas regularmente em seu website.