Lisboa é certamente uma cidade fascinante, além de ser uma das capitais mais antigas da Europa. Da história distante à mais recente, existem inúmeras particularidades interessantes sobre Lisboa e – escolhemos cinco para contar para você hoje.
- Alfacinhas
Você conhecia este termo? É usado para se referir aos Lisboetas. Os habitantes de Lisboa são conhecidos como alfacinhas graças ao cultivo de alface, que remonta aos tempos da ocupação árabe – aparentemente o vegetal era um dos únicos alimentos disponíveis na região da cidade.
- Galerias Romanas
Existe todo um espaço subtarrâneo que remonta à época do império romano em Lisboa, são as Galerias Romanas da Baixa. A maior parte dos turistas que vão em Lisboa desconhecem a sua existência, talvez por serem exploradas abertas ao público por apenas 3 dias no ano. Esta prática as torna ainda mais misteriosas. As entradas para conhecer as galerias romanas de Lisboa são vendidas com antecedência e, assim que começam a vender, as entradas rápidamente são esgotadas.
- Ponte Vasco da Gama
A imponente Ponte Vasco da Gama é a mais longa da Europa! Construída em Lisboa no ano de 1998, a ponte tem 17,3 km de comprimento, sendo 12 deles sobre as águas do rio Tejo.
- Lisboa e o corvo
Você sabia que o símbolo de Lisboa é um corvo? Aparentemente esta é outra herança dos tempos dos mouros, ou da ocupação muçulmana. Segundo se conta, a história começa na martirização de São Vicente: os cristãos de Valência quiseram levar o seu corpo para as Astúrias. No entanto, tiveram que sepultá-lo em Algarve, onde foi criada a aldeia de São Vicente. Posteriormente, a aldeia foi destruída e não se soube mais onde estava enterrado o Santo – não por muito tempo! Reza a lenda que foi observando um bando de corvos que encontraram os restos mortais de São Vicente. Depois, quando D. Afonso Henriques foi de barco para Lisboa, dois corvos acompanharam a viagem. Desde então o animal é tido como uma espécie de guardião.