Gaudí: o arquiteto mais famoso do modernismo catalão e provavelmente o mais importante na história da Espanha. Não é à toa que construções projetadas por Gaudí são dos pontos turísticos mais característicos de Barcelona!
Gaudí faz bastante sucesso com os turistas: das 10 atrações mais visitadas em Barcelona, 4 são obras do artista. Isso também prova que não precisa ser arquiteto ou necessariamente um entusiasta da área para se interessar pelo trabalho de Antoni Gaudí, que se inspirou no movimento Art Nouveau e acabou criando um estilo totalmente único e absolutamente cativante.
Nossa equipe selecionou quatro das obras de Gaudí das oito que figuram na lista do Patrimonio Mundial da Unesco. Embora todos os trabalhos do artistas sejam incríveis, listamos as obras que consideramos essenciais para os visitantes de Barcelona que queiram conhecer o trabalho de Gaudí:
- Igreja Sagrada Família de Gaudí em Barcelona
Para começar nosso tour, nada menos do que Templo Expiatório da Sagrada Família, popularmente conhecido como Sagrada Família, e também considerado por muitos críticos como a obra-prima de Gaudí. A sua construção começou em 1882 e foi interrompida em 1926, mas posteriormente deram sequência ao projeto – o que lhe rendeu o apelido de “eterna inacabada”. Embora não tenha vivido para vê-la pronta, Gaudí dedicou 40 anos à Sagrada Família, o que transparece no nível de detalhamento e na exuberância única da obra – que está aberta a visitas.
Escolhemos a Casa Vincens por ter sido a um marco na carreira do arquiteto. Construída originalmente para o corretor Manuel Vincens, entre 1883 e 1888, foi a primeira obra residencial projetada por Gaudí. Originalmente construída para o corretor Manuel Vicens, a casa foi aberta ao público em2017, após um longo processo de restauração.
O parque modernista Parc Güell conta com 20 hectares de extensão e é uma ótima pedida para passar uma tarde, com direito a uma vista belíssima para o pôr-do-Sol. Neste cenário cheio de curvas e cores, as formas característicamente orgânicas de Gaudí mesclam-se à natureza numa rara hamonia.
O parque foi construído entre 1900 e 1914: uma encomenda a Gaudí feita pelo Conde Güell, que pretendia construir uma espécie de condomínio de alta classe imerso em belezas naturais. Após a morte do Conde, foi uma questão de tempo até que o parque fosse vendido à prefeitura e, posterioremente, tornado público. No final das contas apenas duas casas foram construídas dentro dele, a casa Trias e a Torre Rosa – que depois viria a tornar-se propriedade do próprio Gaudí.
A última indicação da nossa lista é popularmente conhecida como Pedrera, e oficialmente nomeada de casa Milà – por ter sido encomendada por Roger Segimon de Milà. O apelido foi dado pelos habitantes de Barcelona de forma pejorativa, a recepcão geral do edifício foi bastante negativa na época, inclusive por parte dos críticos e intelectuais da época. Curiosamente, conta-se que Salvador Dalí foi um dos poucos a defender a obra, erigida entre 1906 e 1910. A história parece fazer sentido, visto que a casa Milà é uma das construções mais pitorescas e imaginativas de Gaudí que você verá – em toda a sua vida. Vale a pena enfrentar a provável fila para fazer um tour no interior desde edifício fantástico (literalmente!).