Um passeio por Barcelona não seria completo sem conhecer um dos maiores pontos de interesse da cidade e um dos lugares favoritos dos turistas, o Castelo de Montjuic. Como o próprio nome já indica, a construção histórica datada do início do século XVII está localizada no topo da montanha de Montjuic, a cerca de 170 m de altura a partir do nível do mar e já foi uma importante fortaleza militar que desempenhou papel fundamental na defesa da cidade durante inúmeras guerras.
Imagem em destaque por Alessandro Grussu on Flickr.
O castelo é repleto de história e com certeza irá deslumbrar os mais curiosos. Contando um pouco de sua história, durante a Guerra de Sucessão Espanhola (1705 – 1714) o lugar foi ponto estratégico de defesa da cidade e sofreu muitos danos que tiveram de ser reparados ao longo do século XVIII para manter de pé este marco arquitetônico. Durante o século XIX, guerras civis colocaram novamente o castelo à frente de conflitos, época na qual o local foi utilizado como prisão e palco de tortura para prisioneiros de guerra. Sendo utilizado para propósitos militares até meados do século XX, foi apenas em 1988 que o Castelo de Montjuic foi declarado Bem de Interesse Cultural pelo governo Espanhol. A partir de 2007 o local passou a ser propriedade da prefeitura de Barcelona.
O Castelo de Montjuic proporciona uma deslumbrante e singular vista da panorâmica da cidade, um dos fatores mais atrativos em conjunto com os belos jardins do local. Sem dúvidas um lugar perfeito para desfrutar de uma vista fantástica do pôr do sol em Barcelona depois de visitar os vários pontos turísticos também presentes em Montjuic, como o Palácio Nacional, o Jardim Botânico, a Fonte Mágica e o Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Uma visita ao castelo custa apenas 5 Euros e os horários de funcionamento são de 10h às 18 de novembro à março e de 10h às 20h de abril à outubro.