Camden Town é um distrito do centro-norte de Londres (no borough de Camden), que começou a se destacar nos anos 1960, graças a sua vida noturna com pubs, bares e danceterias alternativos. Então era já conhecido como o distrito onde morou o escritor Charles Dickens – Camden é uma tradição começada por ele e que seria seguida por muitos outros artistas, celebridades, personagens, de Morrissey a Amy Winehouse.
Camden, com sua atmosfera descolada e excêntrica atrai pessoas de todos os cantos de Londres, e do mundo todo, especialmente pelo cenário musical e pelas exposições de arte – além de oferecer preços surpreendentemente convenientes para a vida cotidiana na capital. No que diz respeito ao turismo, Camden também é famosíssima pelos seus pitorescos mercados de pulgas e que revelam uma fascinante profusão de variedades.
Para fazer jus à tradição de Camden Town, hoje falaremos um pouco sobre a sua característica mais marcante, a musical. Aqui você ouve de músicos de rua a apresentações acústicas em Pubs como o sofisticado Jazz Café ou o divertido Proud Camden. E por falar em Pub, porque não um brinde à memória de Amy Winehouse em seu estabelecimento preferido, o Hawley Arms? Além dos pints queridos pela cantora/compositora, a música ali também não podia deixar de ser excelente, e o local conta com um charmoso terraço, ideal um fim de tardes na primavera em Camden. Outro pub imperdível para quem curte música é o misterioso Dublin Castle, que já foi palco de inúmeros shows de artistas consagrados – além da própria Amy. Grupos do rock inglês do anos 1990 como Blur, Madness e The Killers começaram suas carreiras no Dublin Castle – apenas alguns dos artistas que Camden viu nascer.
Em Camden a história do rock e do pop se manifesta de diversas formas, inclusive nas figuras de punks que ainda circulam no distrito ostentando moicanos e roupas de couro com tachas – como fazendo desde meados dos anos 1970. Essa cultura também se materializa de em boates e casas de show de Camden que receberam artistas lendários, como os Sex Pistols. Koko e a Roundhouse são bons exemplos que persistem: no centro de Camden, já foram cenário de shows dos Rolling Stones e da Madonna, e fazer jus à própria tradição promovendo noites temáticas de rock e celebrando a cena independente inglesa.
Para finalizar este breve tour em Camden Town, os amantes de música que gostariam de levar consigo um pouco dessa atmosfera, nos mercados Camden Lock e The Stables Market é possível garimpar, ouvir e comprar discos preciosíssimos e dos mais variados estilos musicais. Há também outras lembranças, como antiguidades, camisetas, posters chaveiros e todo tipo de objetos curiosos que só se encontra nos mercados de lá. Certamente, Camden garante um passeio inesquecível, e é um local em que você não vai se cansar de voltar!